Notícias

Omexom fortalece infraestrutura elétrica brasileira com 392 km de linhas de transmissão no Lote 12

Energy Transition / Expertise / Transmission

A Omexom assina com a Energisa para executar o Lote 12 do Leilão de Transmissão ANEEL 01/2024, com 392 km de linhas de 500 kV nos estados do Maranhão

A Omexom assinou contrato com a Energisa para a execução do Lote 12, referente ao Leilão de Transmissão ANEEL 01/2024, sob o modelo EPCM (Engineering, Procurement and Construction Management).

O projeto prevê a construção de duas linhas de transmissão de 500 kV, totalizando 391,8 quilômetros de extensão, com 752 torres. As linhas atravessarão os estados do Maranhão e do Piauí, com a subestação Graça Aranha localizada aproximadamente no ponto central entre ambas.

Projeto do Lote 12: 392 km de linhas de transmissão de 500 kV no Maranhão e Piauí.

Este é um dos seus maiores projetos recentes de linhas de transmissão no Brasil, considerando a extensão total e a capacidade envolvida. A escolha da Energisa reflete a expertise da Omexom na execução de grandes projetos de transmissão no Brasil.

 

Rodrigo Brigatto

Business Manager

Escopo do projeto

Executado sob regime turnkey, o projeto abrange todas as fases de engenharia, suprimentos e construção. As duas linhas de transmissão incluem a Linha de Transmissão 500 kV Boa Esperança – Graça Aranha, com 181,1 quilômetros de extensão e quatro condutores por fase, e a Linha de Transmissão 500 kV Teresina IV – Graça Aranha, com 210,7 quilômetros e seis condutores por fase.

O contrato foi assinado pela Omexom no Brasil em julho de 2025. A conclusão do projeto está prevista para fevereiro de 2029, após 43 meses. Ambas as linhas de transmissão poderão ser energizadas simultaneamente ao final do projeto, dependendo da energização das respectivas subestações, que não fazem parte do escopo da Omexom.

Execução da Omexom contempla engenharia, suprimentos e construção do sistema de transmissão.

 

Configuração das torres e detalhes técnicos

O diferencial entre as duas linhas de transmissão está no tipo e na configuração das torres adotadas. A linha Boa Esperança – Graça Aranha é de circuito simples, com quatro condutores por fase, utilizando cabos mais leves e um total originalmente previsto de 326 torres. Por outro lado, a linha Teresina IV – Graça Aranha possui seis condutores por fase e total de 426 torres, sendo 360 torres estaiadas do tipo cross-rope. Esse tipo de linha tem sido utilizado no Brasil nos últimos anos devido à sua maior capacidade de transmissão de energia.

Equipe técnica especializada com histórico em projetos de grande complexidade no setor elétrico.

 

Soluções sustentáveis e planejamento estratégico impulsionam mobilização antecipada

É previsto que o projeto enfrente desafios de terreno devido à proximidade com a vegetação característica do norte do país. Para lidar com essas complexidades ambientais, a Omexom e a Energisa estão trabalhando em conjunto com analistas ambientais a fim de identificar soluções práticas e sustentáveis. Além disso, o projeto incorporará equipamentos de construção de baixa emissão, reforçando o compromisso da Omexom com práticas ambientalmente responsáveis.

“Antecipar ações e planejar com antecedência é essencial para projetos de grande porte como este”, acrescentou Leonardo Lopes, Coordenador de Projetos da Omexom no Brasil. “Como estamos gerenciando o projeto em estreita colaboração com o cliente, temos flexibilidade para realizar ajustes sempre que algo não estiver alinhado com os planos iniciais. No momento, nosso foco principal é estudar detalhadamente as áreas de construção.”

Embora o início das obras esteja previsto para 2027, a Omexom pretende mobilizar as atividades de campo antes do cronograma. Os contratos de suprimentos devem ser concluídos antes do início das atividades em campo, com entregas programadas ao longo das obras.

Contribuindo para o fortalecimento da rede nacional de transmissão e expansão energética.

Integrando planejamento proativo, responsabilidade ambiental e excelência técnica, a Omexom oferece aos seus clientes uma gama de serviços ao longo de todo o ciclo de vida das infraestruturas, com expertise em todas as etapas de desenvolvimento, incluindo projetos básicos, projetos detalhados, aquisição, construção, comissionamento, manutenção e operação.

Com mais este projeto, seguimos contribuindo para o fortalecimento do sistema de transmissão nacional e reafirmando nosso posicionamento como um dos principais parceiros estratégicos do setor elétrico.

Ampliando a infraestrutura elétrica brasileira alinhados às demandas futuras do setor de transmissão.