Omexom lidera a modernização das Usinas Hidrelétricas Amador Aguiar I e II
Modernização das UHE Amador Aguiar I e II: Omexom impulsiona eficiência, confiabilidade e inovação com novos sistemas de proteção, controle e instrumentação.
A Omexom assinou um contrato EPC com o Consórcio Capim Branco Energia (CCBE) para modernizar os sistemas de proteção, controle e instrumentação das Usinas Hidrelétricas Amador Aguiar I e II.
Com uma capacidade instalada combinada de 450 MW, essas usinas desempenham um papel essencial na oferta de energia confiável e sustentável para o país.

“O objetivo desta modernização é solucionar paradas recorrentes na geração de energia causadas por problemas nos sistemas. A solução proposta pela Omexom minimizará interrupções não programadas nas unidades geradoras.”
André Xaia
Business Manager
Um Escopo Técnico Estratégico e Abrangente
O projeto de modernização cobre uma ampla gama de sistemas em ambas as usinas. Inclui a implementação de novos sistemas de automação e proteção para as três unidades geradoras de cada local, bem como melhorias no vertedouro, nos serviços auxiliares e nas subestações.
“A Omexom oferece uma solução técnica para esse problema com equipamentos de última geração e desenvolvimento aplicado pela sua equipe de engenharia.”, explica André Xaia, Business Manager da Omexom.

Marcos e Compromisso de Longo Prazo
Xaia acrescenta: “um dos marcos mais importantes do projeto foi o início das atividades de sensoriamento em campo.” Para garantir coordenação próxima e acompanhamento contínuo, um membro da equipe será realocado para o local da usina em dezembro de 2025 e permanecerá lá até a conclusão do projeto em 2028.
O projeto foi contratado em janeiro, com a fase de projeto básico e executivo atualmente em andamento. A montagem e o comissionamento estão previstos para começar em fevereiro de 2026, com conclusão esperada para dezembro de 2028. A modernização seguirá uma abordagem faseada, modernizando uma unidade geradora por usina a cada ano, com apoio de um pico de aproximadamente 40 profissionais.

Soluções sustentáveis e planejamento estratégico impulsionam mobilização antecipada
Embora a Omexom tenha ampla experiência em sistemas de proteção e controle, a escala do trabalho de instrumentação neste projeto apresentou novos desafios. “A inovação deste projeto está concentrada na instrumentação”, afirma Xaia. “É uma grande mudança na forma como gerenciamos a instrumentação na nossa rede. É automação e uma nova solução em uma usina hidrelétrica.”
Como parte da modernização, todo o sistema de instrumentação está sendo substituído por uma estrutura baseada na tecnologia IO-Link, uma abordagem inovadora em projetos hidrelétricos. Essa atualização deve melhorar significativamente a eficiência operacional e a precisão no desempenho das usinas.
“Um dos marcos mais importantes do projeto foi o início das atividades de sensoriamento em campo. Mas o aspecto de inovação deste projeto está concentrado na instrumentação.”

Sustentabilidade em Ação
Embora o foco do projeto seja modernizar a infraestrutura existente, a equipe está integrando pequenos, porém significativos, esforços de sustentabilidade. Uma das iniciativas é o uso de veículos elétricos no local, reduzindo emissões de CO₂ e alinhando-se ao compromisso mais amplo da Omexom com a responsabilidade ambiental.

Uma Parceria de Confiança
O sucesso deste projeto está ancorado em um relacionamento forte e duradouro entre a Omexom e o CCBE. “Temos uma relação sólida com o cliente e conhecemos todas as suas usinas hidrelétricas”, disse Xaia. “Por meio das nossas conversas, identificamos quais usinas precisam de modernização. Também mantemos um bom diálogo técnico com eles e os assessoramos em projetos semelhantes.”
Essa colaboração foi reforçada em junho de 2025, quando o cliente passou duas semanas no escritório da Omexom para um evento de “design preview”, uma experiência que simbolizou confiança, transparência e visão compartilhada.

Hidrelétricas: Um Pilar da Matriz Energética Brasileira
A energia hidrelétrica continua sendo um dos pilares da produção energética brasileira. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em abril de 2025 a capacidade instalada de geração elétrica do Brasil ultrapassou 210 GW, com a hidreletricidade contribuindo com 103,2 GW, aproximadamente 48,76% do total.
Com esse projeto de modernização, a Omexom segue impulsionando a descarbonização da matriz elétrica, combinando excelência técnica, inovação e sustentabilidade para moldar o futuro da energia no país.
