Notícias

A Omexom entregou para operação a última das 44 Unidades Geradoras do projeto de automação de usinas da Enel Green Power

image

No início de fevereiro, a Omexom entregou para operação, de maneira modernizada, a Unidade Geradora 5 da PCH Isamu Ikeda de propriedade da Enel Green Power. Essa entrega representa a 44ª e última das Unidades Geradoras que fizeram parte do Projeto de Automação das Usinas Hidrelétricas da Enel Green Power.

Com esse marco, atingiu-se a entrega de todas as 14 Usinas Hidrelétricas contidas no projeto e os últimos 5MW foram somados aos 120MW envolvidos.

Assinado em outubro de 2018, o projeto contou com diversos desafios, como a sua abrangência territorial, envolvendo plantas no Mato Grosso (7), Tocantins (4), São Paulo (2) e Paraná (1).

A equipe da Omexom demonstrou sua capacidade multidisciplinar para a integração das diversas áreas envolvidas e o atendimento a diversos portes e tipos de usinas. Exemplifica-se o fato de haver uma UHE contemplada no projeto (UHE Paranapanema / SP), assim como PCHs com turbinas tipo Bulbo sem distribuidor, como no caso da PCH Primavera e Braço Norte no estado do Mato Grosso.

O fornecimento da Omexom envolveu principalmente os sistemas de Proteção, Controle, Instrumentação e Regulação das usinas e contou ainda com diversos fornecimentos auxiliares: controle de vertedouros, medições de nível, limpa grades, geradores diesel de emergência, alimentadores de serviço auxiliar, unidades hidráulicas, etc.

O escopo, apesar de específico e variável para cada uma das plantas, incluiu a elaboração ou revisão dos sistemas de controle nos programadores lógicos programáveis em 100% das usinas, além do desenvolvimento do sistema supervisório de todas elas. Foi necessário o fornecimento de um número superior a 100 colunas de painéis elétricos, que tornaram possível a operação segura de todas as 44 Unidades Geradoras da Enel Green Power a partir de sua Control Room.