Notícias

Omexom conclui Linha de Transmissão de 230 kV e Seccionamento para integrar parque eólico de Umari ao SIN

Execução do Seccionamento e adequações na Linha de Transmissão Seccionada contemplou a substituição de 19,7km de cabos para-raios existentes (em linha energizada), reforço de estrutural de torres existentes, instalação de novas torres para adequação de transposição de fases e nova torre para execução do seccionamento.

Concluímos as atividades de execução da linha de transmissão de 230kV, com 23km de extensão entre a SE Umari e SE Riachão, e o seccionamento do circuito 1 da linha de circuito duplo, LT 230kV Campina Grande III – Extremoz II, de propriedade da Eletrobrás Chesf, projeto para integrar o parque eólico de Umari ao SIN (Sistema Integrado Nacional).

O seccionamento e adequações na linha de transmissão contemplaram a substituição de 19,7km de cabos para-raios existentes (em linha energizada), reforço de estrutural de duas torres existentes, instalação de duas novas torres para adequação de transposição de fases e uma nova torre para execução do seccionamento, além de pinturas de sinalizações aéreas e travessias de linhas existentes.

Quarto desligamento da Linha de Transmissão Umari/Riachão

 

O alto nível de profissionalismo e excelência, pilares da Omexom, permitiram o sucesso do empreendimento. Com cerca de 55 colaboradores envolvidos, todo o planejamento das atividades ocorreu em conjunto com o cliente, fiscalização concessionária e órgãos de controle (ONS) de mais de 10 meses (dez/23 a out/24). Diante da participação ativa de todos os stakeholders e análise de cenários, foi possível desenvolver e otimizar o planejamento inicial, que previa um desligamento contínuo de 18 dias, para 4 desligamentos alternados de 15 dias, em fins de semana, onde a carga no Sistema Elétrico Interligado Nacional é menor, não impactando na transmissão da energia elétrica no país.

Com um aumento na demanda, o Brasil é o 6° mercado mundial de energia, com 87 MM pontos de conexão. O consumo do país cresceu cerca de 20% na última década, atingindo 72 MWm em 2022. Devido ao tamanho do sistema elétrico brasileiro, o sistema de transmissão tem papel fundamental na segurança sistêmica.

Após uma sequência de quatro desligamentos, as atividades foram concluídas com sucesso

 

Após uma sequência de 4 intervenções de bloqueio e desligamentos programados, entre agosto e outubro, antecipamos a devolução da linha de transmissão para operação em todos as intervenções.

Através do empenho da nossa equipe, entregamos o projeto com a qualidade da Omexom, reforçando a nossa atuação consistente no planejamento e execução das atividades em conjunto e sinergia com o cliente. Juntos, continuamos realizando a transição energética.

Equipe Omexom