Notícias

Omexom fornece solução de avaliação técnica de Usinas Hidrelétricas

image

Conhecer profundamente o ativo e cada um de seus subsistemas é um importante passo para a empresa que prioriza a mitigação de riscos em sua avaliação de negócios. A Omexom realiza diagnóstico técnico da planta, podendo de acordo com o desejo do cliente, apresentar também as oportunidades de melhorias. Para isso conta com know how na atuação de implantação e/ou modernização de usinas hidrelétricas no Brasil, cujo portfólio conta com 28 Plantas, 82 Unidades Geradoras e 2.547 MW.

De acordo com André Xaia “Entregamos um Raio-X do ativo para diversos fins: avaliação de aquisição ou venda, preparação para uma modernização ou mapeamento de riscos técnicos para tomada de decisão.”

A partir de um levantamento de campo e da documentação existente, a Omexom entrega um Memorial Descritivo detalhado a respeito de todos os sistemas que compõem a usina. Mapeando o que há de monitoramento e instrumentação, as características específicas do conjunto de geração (turbina / gerador), os equipamentos de medição elétrica (TC/TP), as funções de controle e proteção existentes, reguladores de velocidade e tensão, unidades hidráulicas, os mecanismos da tomada d’água e vertedouro e a confiabilidade dos serviços auxiliares elétricos e mecânicos. É possível ainda detalhar as características nominais dos equipamentos da planta que, porventura, não se encontram disponíveis ou unificados em algum documento.

Para os casos em que a avaliação se destina à preparação para uma modernização, além do status atual, a Omexom aproveita de sua extensa experiência em atualizações tecnológicas para inserir no Memorial Descritivo: uma proposta de intervenção, roteiro para o projeto básico e um guia para a execução.

Opcionalmente, o material pode ser complementado com um Projeto Básico da Modernização, contendo: Diagrama Unifilar de Proteção e Medição, Arquitetura de Rede, Relação de entradas/saídas do sistema de automação e Fluxograma da Instrumentação.

O “Diagnóstico de Ativos” se aplica a todos os portes de usinas hidrelétricas. Nas grandes plantas, a Omexom avalia individualmente os subsistemas que precisam de intervenção mais urgente, preparando o cliente para uma grande modernização ou realizando uma consulta técnica de qualidade frente a uma avaliação de concessão de geração.

Já para as PCHs e CGHs, a solução é adaptada de acordo com a necessidade e porte do ativo.

Entre em contato para conhecer mais sobre a atuação da Omexom no Brasil, seu trabalho com UHEs, PCHs e CGHs e demais unidades de negócios: contato@omexom.com