Omexom integra Inovação e Sustentabilidade na construção da Linha de Transmissão 500 kV do projeto Serra da Palmeira

Inovação, sustentabilidade e eficiência marcaram a entrega da Linha de Transmissão 500 kV Serra da Palmeira, conectando o primeiro complexo eólico da CTG Brasil ao Sistema Interligado Nacional.
Inovação, sustentabilidade e eficiência definem a atuação da Omexom na construção da Linha de Transmissão 500 kV do projeto Serra da Palmeira.
Integrando tecnologia e soluções estratégicas, a marca superou desafios operacionais e ambientais para conectar, com excelência, o primeiro complexo eólico da CTG Brasil ao Sistema Interligado Nacional (SIN), fortalecendo a matriz matriz renovável do país e impulsionando o desenvolvimento da região.
Com 76 km de extensão, a linha conecta a SE Serra da Palmeira à SE Campina Grande III, viabilizando a integração do complexo eólico Serra da Palmeira, com potência instalada de 648 MW.
Desafios operacionais e soluções estratégicas
Sendo o primeiro empreendimento eólico da CTG no Brasil e seu maior investimento em renováveis fora da China, a Omexom precisou alinhar expectativas e superar obstáculos técnicos, logísticos e operacionais.
O projeto mobilizou 500 profissionais, sendo entre 20% e 30% trabalhadores locais. Além de 10% da equipe sendo composta por mulheres, incluindo a primeira profissional no Brasil a escalar torres de transmissão, marcando um avanço na inclusão feminina no setor.
A segurança foi outro fator essencial. Segundo Luiz Fonseca, gerente de obra da Omexom Brasil.
O comprometimento da equipe com altos padrões de segurança foi fundamental para o sucesso do projeto, resultando em zero acidentes com afastamento.
Luiz Fonseca
Site Manager
Sustentabilidade e impacto social
A Omexom propôs uma solução inovadora para reduzir o impacto ambiental da obra. Estudos de engenharia identificaram alternativas para minimizar a supressão da vegetação, reduzindo o impacto ecológico do projeto.
Além da sustentabilidade, as atividades trouxeram um grande impacto social na comunidade local. A Omexom promoveu cursos de capacitação em instalações elétricas e gestão de projetos para trabalhadores da região, fomentando a qualificação profissional e ampliando oportunidades de emprego. Também foram realizadas ações educativa nas escolas locais e oficinas de reaproveitamento de água de ar-condicionado para consumo potável.
Outra iniciativa relevante foi a reutilização de madeira das bobinas de cabos, que foi transformada em 15 casas de madeira doadas a escolas da região.
Entrega antecipada e perspectivas futuras
Apesar dos desafios, a Omexom entregou o projeto um mês antes do prazo original de 13 meses, demonstrando eficiência e compromisso.
O sucesso do projeto se deve a uma abordagem proativa: antes mesmo da assinatura do contrato, nossa equipe já havia iniciado o desenvolvimento das torres, garantindo um avanço estratégico.
Rodrigo Brigatto
Business Manager
Com a conclusão da linha de transmissão, a infraestrutura está pronta para operar. A conexão ao SIN fortalecerá a matriz renovável do Brasil e trará benefícios econômicos à região da Paraíba, impulsionando o desenvolvimento local e consolidando a atuação da Omexom como referência no setor elétrico.
Com essa entrega, a Omexom reafirma sua posição como referência em infraestrutura elétrica, consolidando sua expertise na viabilização de projetos que impulsionam o crescimento econômico e sustentável no país.