Notícias

Omexom se posiciona cada vez mais como parceiro estratégico em projetos de geração, transmissão e transformação de energia no Brasil

A Omexom reúne o que existe de melhor em cada um de seus segmentos de atuação.

Em um contexto global marcado por constantes mudanças, a Omexom – empresa que faz parte do grupo francês VINCI Energies – colabora com seus clientes para realizar a transição energética de forma segura e eficiente, sempre mapeando novas oportunidades e se posicionando como um parceiro confiável e competente em toda a cadeia de energia elétrica.

Reconhecida nacional e internacionalmente por suas ações em EPC no mercado de geração de energia renovável e conexão de parques solares e eólicos, a Omexom tem cumprido um papel decisivo na transição energética brasileira, atuando em projetos, tanto na fase de desenvolvimento quanto na fase de construção, que hoje totalizam quase 8 GW de potência entre parques solares e eólicos. Só nos últimos quatro anos, a empresa construiu mais de 1000 km de linhas de transmissão e disponibilizou mais de 3 GW em subestações, sempre com zero de atraso e, muitas vezes, entrega antecipada.

A ênfase na segurança, qualidade e comprometimento com os contratos é o principal diferencial da Omexom no mercado. Combinada a valores sólidos, ela tem permitido o estabelecimento de parcerias duradouras, amparadas por uma governança robusta nos âmbitos social, ambiental e corporativo (ESG).

Um dos focos da empresa é levar energia renovável e sustentável para comunidades isoladas e carentes através da instalação de painéis solares e baterias. Em 2020, um grande projeto foi concluído no reservatório da Usina Hidrelétrica do Tucuruí, estado do Pará, beneficiando mais de 500 famílias. Outra instalação, agora em fase final, vem contribuindo com a geração de renda, a conectividade e o desenvolvimento de mais de 3000 famílias que se dedicam à pesca na região do Pantanal. Se, por um lado, a Omexom possibilita a transmissão de energia para as habitações, por outro, diminui o risco de incêndios causados pela queima de lenha, que anteriormente ocupava a base das atividades de subsistência dos pescadores.

Outro foco da Omexom são as usinas hidrelétricas. 2 GW de potência já foram disponibilizados pela empresa em projetos de construção. Mas a palavra de ordem, hoje em dia, é modernização. Com sua riqueza de recursos naturais, o Brasil apresenta grandes oportunidades na geração renovável e é amplamente considerado o maior ativo com carência de atualizações estruturais no setor. Não por acaso, é aqui que a Omexom tem atuado mais decisivamente para que o país atinja as metas da Agenda de Sustentabilidade da ONU para 2030.

Projetos como a revitalização da Usina Hidrelétrica de Emborcação da CEMIG (UHE), localizada no Rio Paranaíba, e a modernização da Usina de Jaguara em São Paulo são exemplos do compromisso da Omexom com a transição energética. Estima-se que haja um potencial de modernização próximo a 4,3 GW em usinas operantes no Brasil, onde serão necessárias intervenções em um horizonte de curto a médio prazo.

Um terceiro e foco é a manutenção de usinas solares. As primeiras construídas no país se aproximam da fase de modernização e a Omexom já firmou contrato para implementar todas as atualizações no Parque Solar Horizonte de 103 MW, no município de Tabocas do Brejo Velho, Bahia. Trata-se de mais um projeto que envolve grandes volumes de energia e realizado “a quente”, ou seja, sem paralisação das operações e perdas na geração.

Com forte presença global e o know-how que o Grupo VINCI Energies é capaz de aportar no Brasil, a Omexom se beneficia de uma rede de especialistas conectados através de ferramentas sofisticadas, reunindo experiências e trocando informações em encontros temáticos dedicados. Marca global, mas com atração e conhecimento profundo da realidade local, a Omexom reúne o que existe de melhor em cada um de seus segmentos de atuação. A intenção é seguir evoluindo constantemente para se tornar um player cada vez mais destacado e reconhecido como o melhor parceiro de conexões de usinas renováveis do Brasil.